A osteoartrose ou osteoartrite é uma doença multifatorial de carater degenerativo e inflamatório. Considerada uma das doenças mais incapacitantes do mundo moderno e de alta prevalência na população (cerca de 50% das pessoas acima dos 65 anos apresenta sinais de artrose), acometendo preferencialmente os joelhos, mãos e quadris.
Quer saber mais sobre o assunto agenda já sua consulta.
O tratamento inicial da artrose é baseado na identificação do fenótipo do paciente e mudança dos hábitos de vida. A identificação de padrões importes de estilo de vida, prática de exercícios, dieta, atividades laborais e peso são fundamentais para resultados efetivos.
Saiba mais em:
https://www.youtube.com/watch?v=nUJQt6nk0R0
https://www.youtube.com/watch?v=GBlpIxXFmqI&list=PLS2EApYdvDqSvhdVPUlS0nk_wUlepgo_h
A artrose apesar de comum em pacientes idosos, não é exclusiva dessa faixa etária. Em alguns casos, pode acometer pacientes jovens (abaixo dos 50 anos), sendo nesses casos, relacionado a stress mecânico ou presença de lesões previas no joelho.
A sobrecarga pode ser associada a alterações do eixo mecânico dos membros inferiores. Algumas populações, como os descendentes de asiáticos, o joelho costuma ser curvo para fora, o que pode levar a sobrecarga na região medial.
Quando diagnosticados de maneira adequada, cirurgias preventivas como as osteotomias para correção de eixo podem ser indicadas como forma de prevenir a progressão da doença.
Saiba mais em: https://www.youtube.com/watch?v=w8Gf7sBAqOE
Quando o desgaste articular torna-se extenso e a dor incapacitante, a Cirurgia de Artroplastia do Joelho é uma opção viável para a correção do problema. Quando bem indicada é um dos tratamentos com melhor resultado custo-benefício dentro da medicina, devolvendo ao paciente qualidade de vida e controle de dor.
Saiba mais em:
O ligamento cruzado anterior é o ligamento mais conhecido do Joelho, porém não é o único. Atividades esportivas e traumas podem levar a lesão desses ligamentos causando sintomas de instabilidade como falseio ao subir ou descer escadas.
Quer saber mais sobre o assunto, agende já a sua consulta.
O joelho possui 2 ligamentos cruzados, o anterior (ACL/LCA) e o posterior (PCL/LCP). São estruturas intra-articulares responsáveis por estabilizar o joelho em diferentes planos, e portanto reconhecidas como o pivô central do eixo rotação do joelho. Quando uma dessas estruturas está lesada, o joelho evolui com instabilidade e sintomas de falseio articular.
Saiba mais em:
Uma das cirurgias mais realizadas dentro da Cirurgia do Joelho. Apresenta diferentes técnicas de realização com diferentes métodos de realização. Quer saber mais sobre o assunto, acesse o link abaixo:
O Joelho possui dois complexos colaterais. O medial, formado principalmante pelo ligamento colateral medial superficial (foto) e o lateral, formado por um conjunto de 3 estruturas importantes: ligamento colateral lateral, tendão poplíteo e o ligamento popliteofibular. A lesão desses ligamentos pode acontecer de maneira isolada ou associada a lesão de outros ligamentos. Quando lesões associadas acontecem o grau de instabilidade do joelho é acentuado e o tratamento cirúrgico torna-se mandatório.
Quer saber mais sobre o assunto, acesse:
Você sabia que características do sexo feminino podem favorecer a ocorrência de lesão ligamentar durante a pratica esportiva?
Quer saber mais sobre o assunto, agenda já a sua consulta
O sexo feminino possui caractéristicas próprias que favorecem a ocorrência de lesões ligamentares ao comparado com o sexo masculino dentro da prática do mesmo exercício.
Fatores hormonais: produção de estrogênio perto da fase ovulatória
hiperfrouxidão: a composição ligamentar das fibras de colágeno permitem uma maior mobilidade articular
momento adutor e valgo dinâmico: a constituição muscular com menor hipertrofia das fibras e balanço pélvico distinto leva a momento de força muscular distintas sobre a articulação
características ósseas: intercondilo estreito (região óssea onde se inserem os ligamentos cruzados)
Saber lidar com essas características durante a avaliação ortopédica é importante na prevenção, tratamento e reabilitação. Quer saber mais sobre o assunto, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=X9jy3tpTJ_4
A luxação da patela ou rótula acomete diversas pessoas ao longo da vida. Ela pode ser de origem traumática ou atraumática e diversas opções de tratamentos são possíveis.
Quer saber mais sobre o assunto, agende já a sua consulta.
Frente ao primeiro episódio de luxação patelar, o tratamento inicial sempre envolve a imobilização do joelho e investigação de fatores de risco para luxações de repetição.
Pacientes com luxação atraumática ou que apresente fatores de risco para recidiva tendem a evoluir com piores resultados na ausência de procedimentos cirúrgicos. Quer saber mais sobre o assunto acesse:
Alguns pacientes apresentam características constitucionais do desenvolvimento osteomuscular que predispõem a ocorrência de luxações recidivantes da patela. Nesses casos, uma avaliação especializada permite identificar esses fatores e indicar a melhor opção cirúrgica capaz de prevenir a recidiva das lesões.
A Cirurgia por vídeo do Joelho é uma técnica utilizada a vários anos com o intuito de diminuir a agressão inerente ao procedimento e consequente reabilitação precoce.
Quer saber mais sobre o assunto, agende já a sua consulta.
reconstrução ligamentar do joelho
tratamento de lesões meniscais
tratamento de lesões condrais
diagnóstico de lesões intra-articulares
controle de infecções articulares
remoção de corpos livres intra-articulares
tratamento de tumores de partes moles intra-articulares
Quer saber mais sobre o assunto, acesse:
Horario funcionamento: Segunda a Sexta - 8h as 17h
Telefone: (16) 3720-0025
Whatsapp: (16) 9.9995-4272
email: drmarcosjunior.ortopedia@gmail.com